Novembro Azul


"No Brasil, câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele"

O Movimento "Novembro Azul" traz nesse ano de 2013, como tema da campanha, "Um Toque, Um Drible", que pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera o câncer de próstata uma doença da terceira idade porque cerca de 3/4 dos casos no mundo, surgem a partir dos 65 anos.

Na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar várias vezes ao dia ou à noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

As ações do Novembro Azul preveem além de uma iluminação azul em pontos turísticos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional em Brasília, a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o Campeonato Brasileiro.

Além disso, a SBU vai entregar uma lista de sugestões ao parlamentares, entre elas, a criação de centros de referência em saúde do homem para melhorar seu acesso ao SUS, assim como aconteceu com as mulheres.

TEXTO DE : MARIA APARECIDA

0 comentários:

Postar um comentário